Objetivo: Discutir
a arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico frente à
problemática atual.
A arte
contemporânea como o resultado do pensamento crítico
Estamos vivendo em um mundo conturbado, onde o consumo se
tornou acelerado, assim como já se tornou difícil o descarte dos resíduos
produzidos. A comunicação se tornou mais interativa e cada vez mais ágil. O
mundo se tornou uma aldeia global com todo o seu antagonismo. Logo, a arte assume o seu papel de comunicar
ideias e sentimentos de uma sociedade tão complexa. Surge então uma Arte engajada
nos problemas sociais, que tenta exprimir o pensamento crítico do mundo de
hoje.
O pensamento crítico se resume na habilidade de avaliar
corretamente os argumentos feitos por segundos e terceiros e ensinar
técnicas/estratégias de saber como construir bons argumentos por si mesmo.
A arte contemporânea, que surgiu por volta da segunda
metade do século XX,
mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, é uma ação de
ruptura com a arte moderna.
Depois da guerra os
artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se
aos costumes, a necessidade da produção em massa.
A arte
contemporânea se mostrou mais evidente na década de 60, período que muitos estudos
consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década
começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de
vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
Logo, pensar e fazer pensar criticamente, se tornou um emblema da arte
contemporânea.
Atividades
1) Marque as alternativas que são características da arte
contemporânea.
( ) Está engajada nos
problemas sociais.
( ) Surgiu após a Primeira Guerra Mundial.
( ) Tenta exprimir o pensamento crítico do
mundo de hoje.
2) Em que se resume o pensamento crítico?
3) Quando a arte
contemporânea se mostrou mais evidente?
4) Qual é o emblema
da arte contemporânea?
Nenhum comentário:
Postar um comentário