Objetivo:
Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade
regional e nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea.
O artista
popular e o seu papel na arte contemporânea
Nem sempre a importância do artista popular foi e é
reconhecida no Brasil. Podemos dizer que o Movimento Modernista, iniciado com a
Semana de Arte Moderna, em 1922, é considerado como um evento de ruptura, que
tinha o objetivo de estabelecer uma cultura
“genuinamente nacional”, que transcendesse as especificidades regionais
e garantisse a unidade da nação.
Depois surgiu o regionalismo nacionalista, que
associado à valorização da mestiçagem permitia a construção de um discurso
otimista sobre o Brasil e sua relação com outras nações. O pluralismo que
definia a sociedade brasileira não era excludente, não causou rupturas; ao
contrário, visto do plano externo, irmanava as mais diferentes regiões do país,
edificando a nação.
No governo Vargas, sobretudo no Estado Novo, também durante o governo
militar o regionalismo foi adotado enquanto base norteadora de políticas culturais.
Assim, ainda que o governo brasileiro tenha sofrido forte influência do
ideal de modernização norte-americano, este processo não foi isento de
restrições, contradições e negociações. Era necessário estar ancorado numa
suposta “defesa de interesse da nação” para que ações autoritárias pudessem ser
legitimadas indo ao encontro de políticas alinhadas à “ideologia de segurança
nacional”. Desta forma, o regionalismo relacionado ao nacionalismo manteve-se
presente no ideário intelectual e político brasileiro até o final da década de
1970.
Em tempos de globalização, este discurso em torno do multiculturalismo
se acentua de forma radical. O artista popular passou
a fazer parte da construção da identidade regional e nacional, percebendo sua
forte influência na arte contemporânea. As identidades étnicas, regionais e
nacionais são construídas em processos globalizados de fragmentação e
hibridação cultural. A partir da tomada
de consciência dos mecanismos de construção das identidades coletivas, nota-se
a construção de uma cultura cada vez mais homogênea, mas que não deixa de
valorizar a cultura popular e regional.
Atividades
1) Coloque F para falso e V para verdadeiro.
a) ( ) O artista
popular sempre foi reconhecido no
Brasil.
b) ( ) O artista popular passou a fazer parte da
construção da identidade regional e nacional, percebendo sua forte influência
na arte contemporânea.
c) ( ) A
partir da tomada de consciência dos mecanismos de construção das identidades
coletivas, nota-se a construção de uma cultura cada vez mais heterogênea.
2) Responda.
a) A partir de qual movimento a arte popular
passou a ser valorizada no Brasil?
b)
A que estava associado
o regionalismo nacionalista?
c) Em quais governos o regionalismo foi adotado
enquanto base norteadora de políticas culturais?
d) Ate quando o regionalismo relacionado ao
nacionalismo manteve-se presente no ideário intelectual e político brasileiro?
Fonte: CALIXTO, Carolina
Fernandes: O Brasil regional de Freyre e
Amado:
elos entre identidade nacional, história e literatura.
elos entre identidade nacional, história e literatura.
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