quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Antropofagia e a proposta do Movimento Modernista


Objetivo: Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento modernista, a realidade cultural em que se vive.
A Antropofagia e a proposta do Movimento Modernista

O Movimento Modernista estava ligado ao conceito de antropofagia. Podemos entender a antropofagia como um termo que parte do pressuposto de devorar a cultura do outro. Atualmente caracteriza a possibilidade de expressar a identidade de uma nação periférica, de dependência cultural.
Os termos “antropofagia” e “antropófago” tornaram-se correntes no vocabulário brasileiro a partir de 1928 quando Oswald de Andrade lançou seu explosivo “Manifesto Antropófago” como gesto fundador do Movimento Antropófago e da Revista de Antropofagia.  Ele fazia uma crítica à civilização europeia (colonialista), voltando às origens para buscar na pureza do primitivo um modo de viver.
A antropofagia oswaldiana conecta-se claramente com questões do Brasil pré-colonial e não é apenas uma importação vanguardista. A concepção antropofágica indica-nos um devorar crítico da cultura estrangeira e sua adaptação ao panorama brasileiro.
O Modernismo se preocupa em rever de forma crítica a colonização. A partir daí, a abertura possibilitada por esse movimento de contestação, ruptura,questionamento e crítica fundamentados na atualização da inteligência e da consciência nacional, impõe um novo olhar sobre as questões culturais e funda, a partir da Antropofagia, um conceito através do  qual exprimir essa diversidade cultural.
 Fonte: ADRIANA FRANCO MURTA
Atividades
1)      O Movimento Modernista estava ligado ao conceito de:
(   ) antropologia.      (   ) antropofagia.       (   ) analogia.

2)      O que caracteriza atualmente o termo antropofagia?

3)      Como os termos “antropofagia” e “antropófago” tornaram-se correntes no vocabulário brasileiro?

4)      Qual era a crítica do Movimento Antropófago?

5)      O Modernismo se preocupa em rever de forma crítica a ___________________.


Trabalho Individual: A partir do estudo da proposta do movimento modernista, faça uma redação sobre a realidade cultural em que você vive.

Um comentário: