quinta-feira, 16 de maio de 2013

Manifestos artísticos que contribuíram para a formação da Arte Contemporânea


Objetivo: Conhecer os diversos manifestos artísticos que tenham contribuído para novos rumos da arte na atualidade.
Manifestos artísticos que contribuíram para a formação
da Arte Contemporânea

Define-se manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções. O manifesto destina-se a declarar um ponto de vista, denunciar um problema ou convocar uma comunidade para uma determinada ação.
Vários manifestos contribuíram para os novos rumos da arte na atualidade:

·         Manifesto Futurista: foi escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, e publicado no jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909. Este manifesto marcou a fundação do Futurismo, um dos primeiros movimentos da Arte Moderna. , Oswald de Andrade chega da Europa, influenciado pelo Manifesto Futurista de Marinetti, funda o irreverente jornal O Pirralho e, em suas páginas, critica a pintura nacional.

·          Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico): foi um Manifesto Literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo brasileiro, o qual fundamentou a Antropofagia. 


·         Manifesto das Sete Artes: Em 1912, o intelectual italiano Ricciotto Canudo, propôs no seu Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte que o cinema fosse considerado como a sétima arte.

·          Manifesto da Poesia Pau-Brasil: Foi publicado pelo Correio da Manhã, em 18 de março de 1924, é do mesmo ano do Manifesto Surrealista, do escritor André Breton. O Manifesto (bem como o livro relacionado a ele, Pau-Brasil, terminado em 1924) demonstra que o Brasil estava acompanhando plenamente o movimento das vanguardas europeias.

·         Manifesto Surrealista: foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. surrealismo impunha o chamado automatismo psíquico, " ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral".

3 comentários:

  1. Rose Amaral, o seu blog é muito show!!!! Principalmente para os professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro.Todos os ítens do currículo mínimo estão aqui. PARABÉNS!!!! Tem ajudado-me muito! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela. É um prazer ajudar. Volte sempre que quiser. Este currículo é mesmo uma loucura. Beijos!

      Excluir