quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Movimento Pós-modernista e a Cultura Atual


O Movimento Pós-modernista e a Cultura Atual
A sociedade pós-moderna passou por muitas mudanças. Tais mudanças teriam sido ocasionadas, na contemporaneidade, principalmente, pelo processo de globalização. A globalização alterou as noções de tempo e de espaço, o sistema social e as estruturas fixas.
A Pós-Modernidade, que é o aspecto cultural da sociedade pós-industrial, inscreve-se neste contexto como conjunto de valores que norteiam a produção cultural. Entre estes, a multiplicidade, a fragmentação e a aceitação de todos os estilos e estéticas. No modelo pós-industrial de produção, a Comunicação e a Indústria Cultural ganham papéis fundamentais na difusão de valores e ideias do novo sistema.
A  "Crise da Representação", que assombra a arte e as linguagens no contexto pós-moderno, é um fenômeno diretamente ligado à destruição dos referenciais que vinham norteando o pensamento. O registro do real (figurativismo) era o principal eixo da pintura até 1870, assim como de resto de toda a arte, até o pós-guerra. Dali em diante, valoriza-se a entropia; “tudo vale”, e todos os discursos são válidos. O resultado é que não há mais padrões limitados para representar a realidade, resultando numa crise ética e estética.
A justificativa para essa mudança pode ser mais objetiva: com a História apontando para a formação de uma sociedade global (nível macro), nenhuma das visões de mundo preexistentes (nível micro) poderia ser descartada, sob pena de excluir interessantes mercados consumidores do sistema-mundo capitalista. O pós-moderno, assim, pelo seu caráter policultural, sua multiplicidade, sua hiperinformação, serve bem à constituição de uma rede inclusiva de consumidores
Os meios audiovisuais, utilizando-se da sua capacidade de atingir mais sentidos humanos (visão e audição), têm um potencial mais rico e imediato para transmitir sua mensagem e sua visão de realidade. A literatura, a música e a poesia dependem de um grau mais alto de abstração e interação lógica com o intelecto.
O Pós-Moderno diz respeito ao fim da proibição, à admissão de todo e qualquer produto, pois, se regulamento caberá ao mercado, toda produção é considerada mercadoria.

Atividades
1)     Que processo foi responsável pela maioria das mudanças da contemporaneidade?
2)     O que a globalização alterou?
3)     Cite alguns valores que norteiam a produção cultural da pós-modernidade.
4)     Qual é a justificativa para a mudança estética da pós-modernidade?
5)     Por que os meios audiovisuais tem mais potencialidade para a estética pós-moderna?
6)      De acordo com o pós-modernismo, como é considerada toda produção cultural?

Trabalho em grupo: Discuta, com seus colegas, como o movimento pós-modernista mudou a realidade cultural atual. Escrevam um texto sobre estas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário