domingo, 19 de maio de 2013

Patrimônio


Objetivo: Compreender que os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, conhecer seus aspectos culturais (festejos, rituais etc.) e valorizar a sua preservação.
Patrimônio
O que é memória? É a imagem viva de tempos passados ou presentes.Os bens, que constituem os elementos formadores do patrimônio, são ícones repositórios da memória, permitindo que o passado interaja com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um povo.
O que é patrimônio?São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
O que é significado cultural?São os valores atribuídos por grupos sociais a bens e lugares, em detrimento de outros.
O que é patrimônio cultural?É o conjunto de bens, de natureza material e/ou imaterial, que guarda em si referências à identidade,a ação e a memória dos diferentes grupos sociais.
Divide-se em: a) Formas de expressão: literatura, música, danças, rituais, teatro, vestuário, pinturas corporais, etc. b) Os modos de criar, fazer e viver: a culinária,o artesanato, etc. c) Criações científicas (o mapeamento do DNA, a criação de variedades de café brasileiro, etc);, artísticas (obras de Aleijadinho, Anita Malfatti, Villa Lobos, o baião, etc), tecnológicas (o biodiesel, o 14 Bis de Santos Dumont, etc) e documentais (legislação, teses, tratados, etc).
O que são bens culturais?É o registro (físico ou não) de elementos da realidade (cultural ou natural), passada ou presente.É todo elemento, material ou imaterial, capaz de traduzir o momento cultural ou natural de grupos sociais ou de ecossistemas.Ex.: as obras de Portinari, Niemeyer, Villa Lobos, Pixinguinha, a receita da pamonha, da cachaça.
O que é patrimônio cultural tangível e intangível?Tangível: é aquele constituído por bens materiais.Divide-se em: bens imóveis (edifícios, monumentos, , sítios arqueológicos, etc), bens móveis (mobiliários, utensílios, obras de arte, documentos, vestuários, etc) e intangível( constituído por bens imateriais,como lendas, rituais, costumes, etc)
Qual o significado de preservação? É a manutenção de um bem no estado físico em que se encontra e a desaceleração de sua degradação, visando prolongar e salvaguardar o patrimônio cultural.p
O que é tombamento? É um conjunto de ações, realizadas pelo poder público e alicerçado por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico,
ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e/ou descaracterização.r


Fonte: PATRIMÔNIO HISTÓRICO: COMO E POR QUE PRESERVAR / Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico e Arquitetônico – 2008, Crea-SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário