domingo, 19 de maio de 2013

Arte-educação e sua aplicação na prática educacional


Objetivo: Identificar os principais conceitos de arte-educação e sua aplicação na prática educacional.

Arte-educação e sua aplicação na prática educacional

Arte/Educação é a ciência do ensino de arte. Seu campo de conhecimento é a formação do professor para o ensino de arte; o ensino da arte na educação escolar; o ensino da arte na educação não escolar; os fundamentos da Arte/Educação;  os processos de aprendizagem da arte; o ensino das artes visuais; Dança/Educação; Educação Musical; Teatro/Educação; entre outros.
Sobre o ensino da arte na educação escolar, diferentes estudos vêm sendo realizados para diagnosticar essa prática educativa. A partir desses estudos e de uma simples observação analítica sobre a prática de ensino da arte na escola vamos encontrar a presença de diferentes tratamentos conceituais, didáticos e metodológicos, tais, como: (1) produção de desenho, pintura e atividades artísticas livres; (2) realização de dramatizações, (3) cantar músicas da rotina escolar e/ou o canto pelo canto; (4) assistir a apresentações artísticas; (5) realização de jogos teatrais e jogos dramáticos; (6) ensino do desenho e dos elementos da linguagem visual (7) preparação de apresentações artísticas e objeto para comemoração de datas comemorativas e festivas; (8) leitura e releitura de obras de grandes artistas; (9) pesquisa sobre a vida e obra de artistas famosos; entre outros.
Teóricos buscaram estabelecer quais as concepções de ensino de arte estão presentes nas práticas
pedagógicas na contemporaneidade.
O Ensino de Arte na Educação Escolar: as Diferentes Tendências e Concepções de Ensino: Os resultados apontaram que o ensino de arte no Brasil possui três grandes tendências conceituais, que, didaticamente, classificamos em: (1) Ensino de Arte Pré-Modernista; (2) Ensino de Arte Modernista; e (3) Ensino de Arte Pós Modernista ou Pós-Moderno. Na Tendência Pré-Modernista, encontraremos a concepção de Ensino da Arte como Técnica; já na Tendência Modernista, vamos encontra a concepção de Ensino da Arte como Expressão e também como Atividade; e finalmente na Tendência Pós Modernista, a concepção de ensino da Arte como Conhecimento.
O Ensino de Arte como técnica: A ideia de ensino de arte como técnica está ligada à origem do ensino de arte no Brasil. Com a presença dos Jesuítas, em 1549, iniciou-se o ensino de arte na Educação
Brasileira através de processos informais, caracterizados pelo ensino da arte em oficinas de artesões. O objetivo era catequizar os povos da terra nova, utilizando-se, como um dos instrumentos, o ensino de técnicas artísticas.  Na educação formal, o ensino de arte tem a sua gênese marcada pela criação da
Academia Imperial de Belas Artes, em 1816, com a chega da Missão Artística Francesa, formada por grandes nomes da arte da Europa. Todos os membros da Missão Francesa possuíam uma orientação neoclássica, que marcou o seu modo de ensinar arte. Predominava o exercício formal da produção de figuras, do desenho do modelo vivo, do retrato, da cópia de estamparias, obedecendo a um conjunto de regras rígidas.
O Ensino de Arte como expressão:  A concepção de ensino de arte como o desenvolvimento da expressão e da criatividade tem as suas bases conceituais e metodológicas ligadas ao Movimento
Escolinhas de Arte (MEA). O MEA foi  o primeiro importante movimento que possibilitou o processo de transformação filosófica e metodológica de nossa Arte/Educação (AZEVEDO, 2000). Um outro fator foi que o MEA, sendo o responsável pela formação inicial e continuada dos arte/educadores de diferentes regiões brasileiras, conforme apresentado nos estudos de Varela.
O Ensino de Arte como atividade: A concepção de ensino da arte baseada na simples realização de atividades artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de arte na educação escolar. Essa concepção de ensino foi legitimada através da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN), de n° 5.692, promulgada em 11 de agosto de 1971, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de arte nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio.
O Ensino de Arte como conhecimento : A concepção de ensino de arte como conhecimento, ao contrário das teses liberais, positivistas e modernistas, defende a ideia da arte na educação com ênfase na própria arte. Segundo Rizzi, “a Arte importante por si mesma e não por ser instrumento para fins de outra natureza.”  Compreende a arte como uma área de conhecimento, como uma construção social, histórica e cultural é trazer a arte para o domínio da cognição,  como um dos elementos de manifestação da razão.

Atividades

1)  O que é Arte-Educação?



2)  Cite um campo de conhecimento da Arte-Educação.



3)  Quais são as três tendências de Arte-Educação no Brasil?



4)  Qual é o conceito de arte da tendência Pré-modernista?



5)  Qual é a gênese da educação formal de arte no Brasil?



6)  Que ideia é defendida no ensino de arte como conhecimento?



7)  Em que está baseado o ensino de arte como atividade?





Fonte: SILVA, Everson Melquiades Araújo TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SÓCIO-EPISTEMOLÓGICA DA ARTE/EDUCAÇÃO 

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