quarta-feira, 8 de maio de 2013

Os efeitos da globalização nas Artes Visuais, na Música, no comportamento humano e seus valores


Objetivo: Pensar na modificação causada pela globalização e sua repercussão nas Artes Visuais, na Música e também no comportamento humano e seus valores.

Os efeitos da globalização nas Artes Visuais, na Música,
no comportamento humano e seus valores


A década de 90 trouxe mudanças que impactaram a sociedade como um todo. As conquistas da ciência marcaram o período. A internet abriu novas fronteiras nas comunicações, mas isolou, de certa forma, os contatos humanos. Nunca se deu tanta importância às aparências: o tempo de celebridade encolheu e o corpo é cada vez mais cultuado.
A produção artística contemporânea reflete essas mutações. Os limites de fronteiras culturais tecnicamente não mais existem. Desapareceram as particularidades próprias de uma determinada cultura e se diluíram as raízes nesse espaço globalizado.
Artistas revolucionam o olhar tradicional com as novas formas de expressão artísticas.             Utilizar a técnica como parte da expressão artística é a grande mudança que chegou com a arte e tecnologia. Praticada em museus, universidades e nas ruas, a arte e tecnologia tem muitas faces e nomes. Nanotecnologia, biotecnologia, arte on-line, trabalhos colaborativos e ativismo via web são as novidades em arte e tecnologia. 
            O  processo de  globalização alterou a forma como consumimos música, não no aspecto mercadológico e comercial, mas no sentido de apreciação da música. A globalização, associada à tecnologia e ao advento das novas mídias, possibilitou que os produtos artísticos fossem acessados por um maior número de pessoas.
As mudanças comportamentais, culturais e econômicas que vem ocorrendo ao longo do tempo, são frutos do processo de globalização. Novos conceitos e termos foram adaptados e incorporados no cotidiano. Ocorreram mudanças nas relações entre gerações, focando principalmente os jovens e os idosos. E também mudanças com relação a visão do espaço e do tempo.
A circulação do capital alterou valores morais na sociedade; e por fim, as transformações culturais. A dinâmica global que varia os conceitos de espacialidade e temporalidade.
A globalização causou modificações, não só no comportamento humano e seus valores como nas Artes Visuais e na Música.


Atividades
1)      Escreva com suas palavras o que é globalização.
2)      Cite um aspecto positivo e outro negativo da Internet.
3)      Cite uma das novidades em arte e tecnologia.
4)      Como a globalização alterou a forma de se consumir música?
5)      Cite uma mudança comportamental decorrida da globalização.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário