terça-feira, 7 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO


Objetivo: Compreender a importância do processo artístico no desenvolvimento social e intelectual infantil.

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO

     A Arte se apresenta no cotidiano infantil  na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.

A ARTE COMO MEIO DE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO

a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.

b) Desenvolvimento Intelectual: a compreensão gradativa que a criança tem de si própria e do seu meio, ou seja, o conhecimento está ativamente à disposição da criança, quando desenha, demonstra seu nível intelectual. Os desenhos como meios utilizados para demonstrar o indicio da capacidade mental da criança, principalmente quando os meios verbais de comunicação não são adequados.

c) Desenvolvimento Físico : o desenvolvimento físico manifesta-se em sua capacidade de coordenação visual, na maneira como controla seu corpo, orienta seu traço e dá expressão as suas aptidões.

d) Desenvolvimento Perceptual: a fruição da existência e a capacidade de aprendizagem talvez dependam do significado e da qualidade das experiências sensoriais. A observação visual é, normalmente, aquela a que se atribui maior ênfase na experiência artística. O desenvolvimento perceptual revela-se na crescente sensibilidade às sensações do tato e dá pressão, desde o simples amassar do barro de moldagem e a exploração tátil de contexturas até as reações sensitivas ao barro até as diferentes qualidades da superfície e do contexto, numa variedade de formas artísticas.

e) Desenvolvimento Social: o desenvolvimento social das crianças pode ser facilmente apreciado em seus esforços criadores. Uma criança muito pequena já começa a incluir algumas pessoas em seus desenhos, à medida que a criança cresce, sua arte vai refletindo sua crescente conscientização das pessoas e da influencia destas em sua vida. A arte proporciona a oportunidade de interação social com as crianças da mesma idade, através dos trabalhos em grupos podem cooperar tendo a maior consciência da contribuição de cada individuo.

f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.

g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.



BIBLIOGRAFIA
LOWENFELD.W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora



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