quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico






Objetivo: Discutir a arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico frente à problemática atual.

A arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico
Estamos vivendo em um mundo conturbado, onde o consumo se tornou acelerado, assim como já se tornou difícil o descarte dos resíduos produzidos. A comunicação se tornou mais interativa e cada vez mais ágil. O mundo se tornou uma aldeia global com todo o seu antagonismo.  Logo, a arte assume o seu papel de comunicar ideias e sentimentos de uma sociedade tão complexa. Surge então uma Arte engajada nos problemas sociais, que tenta exprimir o pensamento crítico do mundo de hoje.
O pensamento crítico se resume na habilidade de avaliar corretamente os argumentos feitos por segundos e terceiros e ensinar técnicas/estratégias de saber como construir bons argumentos por si mesmo.
A arte contemporânea, que surgiu por volta da segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, é uma ação de ruptura com a arte moderna. Depois da guerra os artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se aos costumes, a necessidade da produção em massa.
A arte contemporânea se mostrou mais evidente na década de 60, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura. Logo, pensar e fazer pensar criticamente, se tornou um emblema da arte contemporânea.

Atividades

1)      Marque as alternativas que são características da arte contemporânea.

(   ) Está engajada nos problemas sociais.
(   ) Surgiu após a Primeira Guerra Mundial.
      (   ) Tenta exprimir o pensamento crítico do mundo de hoje.

2)      Em que se resume o pensamento crítico?

3)      Quando a arte contemporânea se mostrou mais evidente?


4)      Qual é o emblema da arte contemporânea?




Nenhum comentário:

Postar um comentário