quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Compreender a utilização dos elementos visuais: ponto, linha e formas geométricas, na produção artística.

Objetivo: Compreender a utilização dos elementos visuais: ponto, linha e formas geométricas, na produção artística.

O PONTO

 Um simples contato da ponta do lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.

Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ponto gráfico: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  

Existem muitas possibilidades para organizarmos composições utilizando pontos gráficos, baseando-se em ordenações abstratas ou figurativas. A preocupação que se deve ter ao organizar o campo é a ordem e a relação dos elementos dentro do plano (estética).

A LINHA
A linha é uma sequência de pontos. Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada, quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou abstratos.

FORMAS GEOMÉTRICAS
                As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário