quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Arte Africana

OBJETIVO: Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país.

Arte Africana

A arte africana representa usos e costumes das tribos africanas. Nas pinturas e esculturas, a presença da figura humana identifica preocupação com valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos africanos, usando-se o ouro, o bronze e o marfim. As máscaras são usadas em rituais, sendo feitas em barro, marfim, metais e principalmente madeira. Com a implantação da escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que influenciaram a formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:

CAPOEIRA: A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
O nome "capoeira" tem origem nos terrenos que tiveram o mato queimado e apresentam a sua vegetação crescente. E eram nesses espaços que os escravos tinham condições favoráveis na hora de lutar em prol da liberdade e da vida.


SAMBA: O nome samba é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançada.
O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil. O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganharam novos contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem ao samba moderno. O termo "escola de samba" é originário deste período de formação do gênero.

Atividades

1)      Que preocupação revela presença da figura humana na arte africana?
2)      Quais são os materiais mais usados como matéria prima na escultura africana?
3)      Qual é o material mais usado para confeccionar máscaras africanas?
4)      Para que a capoeira era usada pelos escravos?
5)      Qual é a origem do nome capoeira?

6)      Qual é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário