terça-feira, 20 de agosto de 2013

Matrizes culturais do Brasil

Matrizes culturais do Brasil

Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus. Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram  vários grupos étnicos que possuíam semelhanças e diferenças culturais, mas foram todos considerados índios. A primeira miscigenação que ocorreu foi com o branco europeu e os índios do Brasil.
Para Portugal tornar o Brasil produtivo usou primeiramente o trabalho indígena, o qual não se mostrou eficaz. A solução foi trazer os negros, os quais Portugal já conhecia da costa africana. Esses passaram a ser escravizados no Brasil no início do ciclo da cana-de-açúcar. O negro, deslocado de sua terra e de sua cultura, foi o terceiro elemento da formação étnica do Brasil.
Do século XVI ao início do século XIX, a constituição étnica principal do Brasil foi o negro, o índio e o branco. No início do século XIX, várias mudanças estruturais fizeram com que a população do Brasil aumentasse. A vinda da família real, a necessidade de uma força armada e a grande necessidade de povoar o território figuram entre as principais mudanças.
 Em meados do século XIX a necessidade de mão de obra para a lavoura do café traria muitos migrantes em situação extremamente difícil para trabalhar nas fazendas de café. Por volta de 1850 -1930 chegaram ao Brasil imigrantes de origem europeia e alguns asiáticos. Grande levas de portugueses, espanhóis e italianos entram no país. Também chegaram alemães, libaneses e japoneses. Todos contribuíram muito com a formação cultural do Brasil, pois na nova terra manifestavam seus costumes e suas crenças, influenciaram e foram influenciados. Nossa música, nosso idioma, nossas festas populares, nossas crenças tiveram influências significativas desses povos que aqui se fixaram.

Atividades

1)      Quais são as três principais matrizes culturais do Brasil?
2)      Qual foi a primeira miscigenação que aconteceu no Brasil?
3)      Por que os africanos foram trazidos para o Brasil?
4)      Por que o Brasil recebeu levas de imigrantes em meados do século XIX?

5)      Além de nossas três principais matrizes culturais, que outros povos tiveram influências significativas na formação de nossa cultura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário