segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O artista popular e o seu papel na arte contemporânea

Objetivo: Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade regional e nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea.

O artista popular e o seu papel na arte contemporânea


Nem sempre a importância do artista popular foi e é reconhecida no Brasil. Podemos dizer que o Movimento Modernista, iniciado com a Semana de Arte Moderna, em 1922, é considerado como um evento de ruptura, que tinha o objetivo de estabelecer uma cultura  “genuinamente nacional”, que transcendesse as especificidades regionais e garantisse a unidade da nação.
Depois surgiu o regionalismo nacionalista, que associado à valorização da mestiçagem permitia a construção de um discurso otimista sobre o Brasil e sua relação com outras nações. O pluralismo que definia a sociedade brasileira não era excludente, não causou rupturas; ao contrário, visto do plano externo, irmanava as mais diferentes regiões do país, edificando a nação.
No governo Vargas, sobretudo no Estado Novo, também durante o governo militar o regionalismo foi adotado enquanto base norteadora de políticas culturais.
Assim, ainda que o governo brasileiro tenha sofrido forte influência do ideal de modernização norte-americano, este processo não foi isento de restrições, contradições e negociações. Era necessário estar ancorado numa suposta “defesa de interesse da nação” para que ações autoritárias pudessem ser legitimadas indo ao encontro de políticas alinhadas à “ideologia de segurança nacional”. Desta forma, o regionalismo relacionado ao nacionalismo manteve-se presente no ideário intelectual e político brasileiro até o final da década de 1970.
Em tempos de globalização, este discurso em torno do multiculturalismo se acentua de forma radical. O artista popular passou a fazer parte da construção da identidade regional e nacional, percebendo sua forte influência na arte contemporânea. As identidades étnicas, regionais e nacionais são construídas em processos globalizados de fragmentação e hibridação cultural.  A partir da tomada de consciência dos mecanismos de construção das identidades coletivas, nota-se a construção de uma cultura cada vez mais homogênea, mas que não deixa de valorizar a cultura popular e regional.

Atividades

1)      Coloque F para falso e V para verdadeiro.

a)      (  ) O artista popular sempre foi  reconhecido no Brasil.
b)       (  ) O artista popular passou a fazer parte da construção da identidade regional e nacional, percebendo sua forte influência na arte contemporânea.
c)      (   ) A partir da tomada de consciência dos mecanismos de construção das identidades coletivas, nota-se a construção de uma cultura cada vez mais heterogênea.

2)      Responda.

a)      A partir de qual movimento a arte popular passou a ser valorizada no Brasil?

b)      A que estava associado o regionalismo nacionalista?



c)      Em quais governos o regionalismo foi adotado enquanto base norteadora de políticas culturais?


d)     Ate quando o regionalismo relacionado ao nacionalismo manteve-se presente no ideário intelectual e político brasileiro?




Fonte: CALIXTO, Carolina Fernandes: O Brasil regional de Freyre e Amado:
elos entre identidade nacional, história e literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário