quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Relações entre arte, filosofia, indústria cultural e mídia

Objetivo: Observar obras de arte visual e comunicação, verificando as relações que estabelecem entre filosofia, indústria cultural e mídia.

 

Relações entre arte, filosofia, indústria cultural e mídia


A Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual,e as experiências de pensamento.  Arte e Filosofia se complementam como manifestações humanas. Se a Filosofia busca o conhecer, a Arte busca a expressão tanto do conhecido como do desconhecido.
A Arte é uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias. O artista comunica-se com o observador através de sua arte. Com a Indústria Cultural a arte passou a ser mercadoria, se antes ela estava ligada a contemplação, hoje ela está ligada mais ao lucro.
A indústria cultural procura “moldar” toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são vistas somente como únicas, extremamente belas, mas principalmente como “mercadorias”.  Nesse contexto, a mídia toma para si o papel de veiculador desta arte que se quer consumir.
Mídia designa de forma genérica, todos meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade. Os meios de comunicação (a TV, o rádio, os jornais, a internet...) foram ganhando importância e destaque desde sua criação, sendo a televisão o maior e mais consumido meio de comunicação de massa que a humanidade. No entanto, a internet vem ganhando cada vez mais força, uma vez que é interativa.
Atividades
1)      O que é filosofia?
2)      Por que arte e filosofia se complementam como manifestações humanas?
3)      O que a indústria cultural procura fazer com toda produção artística e cultural?
4)      O que é mídia?

Fonte:
http://2001semideia.blogspot.com.br/2012/12/relacoes-entre-arte-filosofia-industria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário