quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Elementos gráficos e das formas geométricas ao longo da história da arte

Objetivo:  Perceber o emprego dos elementos gráficos e das formas geométricas ao longo da história da arte.

Elementos gráficos e das formas geométricas ao longo da história da arte

Ponto: É o elemento mais simples da linguagem visual.  O ponto foi a base do Pontilhismo, que surgiu na França, no século XIX. A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa da cor mediante pequenas pinceladas de tons puros. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem, nos quadros, o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos. Principais pintores: Georges Seurat, Paul Signac e Camille Pissaro.
Linha: A linha é uma sequência de pontos. Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens.
Formas geométricas: As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
As Pirâmides do Egito são estruturas antigas construídas há milhares de anos, tem a forma triangular. A arquitetura clássica greco-romana usava o frontão.  Um frontão é um conjunto arquitetônico de forma triangular que decora normalmente o topo da fachada principal de um edifício, sendo constituído por duas partes essenciais: a cimalha (base) e as empenas (dois lados que fecham o triângulo). No Renascimento era bem comum a composição em triângulos. A composição em triângulos invertidos é uma técnica que aumenta a sensação de profundidade.
Os artistas visigodos trabalhavam o metal e a madeira com motivos geométricos. Os desenhos representavam triângulos e círculos trançados.
O Suprematismo, iniciado por volta de 1915, foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno. O retângulo e a cruz também eram muito utilizados.

            A arte contemporânea usa as formas geométricas. As pinturas da Op-Art, da década de 60, passam ao observador a impressão de que são tridimensionais. Usando tons vibrantes e de círculos concêntricos para daí ideia de movimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário