terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bebê reborn

O que é bebê reborn ?

Reborn é uma palavra inglesa que significa "renascer" e é usada para definir a arte de transformar bonecas comuns em bebês que parecem reais, pois as bonecas "renascem" nas mãos dos artistas.
O costume de reformar bonecas se iniciou na Inglaterra, no período pós-guerra, quando as mães empobrecidas  e sem condições de dar brinquedos aos filhos, passaram a reciclar seus próprios brinquedos antigos da  infância  para oferecê-los às crianças.
No caso das bonecas, que eram então de porcelana, as senhoras as reformavam totalmente e lhes davam novas cores, cabelos e roupas. Os materiais se modernizaram e com eles as técnicas também.

Os rostos dos bebês são cópias de fotos de bebês de verdade?

Reborn não é arte de reproduzir pessoas, mas de fazer bonecas que parecem estar vivas, sem a preocupação de que se pareçam com alguém em especial, por isso não é preciso ter uma foto para fazer um bebê reborn.
Algumas propagandas  dão a entender que se faz uma escultura para cada boneca, mas a verdade é que em reborn não se faz escultura alguma.
O trabalho por fotografia é por aproximação, pois todas as cabeças são pré-fabricadas, e o que se faz é escolher um rosto parecido e aproximá-lo ao da foto com técnicas de pintura, cabelos e olhos iguais.
O resultado costuma ficar muito bom, mas como não há uma escultura, o bebê ficará parecido, mas não se pode garantir semelhança total. Aliás, nos grupos sérios internacionais, é proibido divulgar que se fazem retratos, cópias, réplicas, ou qualquer sinônimo disso, pois essa prática é considerada propaganda enganosa.


De que são feitos os bebês reborn?
Um bebê reborn hoje pode ser feito de vinil, silicone ou liga de vinil com silicone, e geralmente tem corpo em tecido com peso e enchimento macio. Os cabelos costumam se de lã de um animal chamado moar (mohair), que vive no Tibet. Também pode ser de seda, microfibra ou acrílico.














Fonte: Sílvia Brandão

2 comentários:

  1. olá eu quero aprender essa arte que para mim é um sonho,eu não tenho condiçõesde comprar um bebe,porem meu maior sonho não é somente ter um e sim aprender!! Quanto custa o curso copleto

    ResponderExcluir