Introdução à História da Arte
Há
milhares de anos, o homem tem-se preocupado com a beleza de tudo que o rodeia.
Esta preocupação faz com que a arte exista e, conseqüentemente, os artistas.
Podemos conhecer, admirar e
descobrir os segredos da arte através de sua história.
A arte
na pré-história
O período que vai do aparecimento
do homem até a invenção da escrita chama-se Pré-história. Esta fase está
dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Na Idade
da Pedra o homem confeccionava seus instrumentos com pedra e argila. Na Idade
dos Metais esses instrumentos passaram a ser confeccionados com metais.
Período Paleolítico: No Período Paleolítico os
homens eram nômades e instalavam-se provisoriamente em cavernas. As pinturas paleolíticas eram feitas nas
paredes das cavernas, onde eram representados animais e o próprio homem em
atitude de caça. Os pintores eram bastante observadores e representavam as
figuras sem movimento. Na escultura
paleolítica, todo realce era dado ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas
era exageradamente volumosos, ao passo que a cabeça e as pernas eram apenas
prolongamentos disformes do tronco. O tema preferido eram as mulheres.
Período Neolítico: Neste período os homens instalaram-se em
lugares fixos, construindo cabanas para viver e também monumentos e tumbas para
os espíritos de seus antepassados. Na pintura,
as figuras são mais estilizadas. Há representação de vida coletiva e as figuras
são representadas com movimento. Na escultura,
não há nenhuma preocupação naturalista. As figuras são mais símbolos que
representação de modelos. Neste período surgiram as primeiras construções arquitetônicas: o dólmen,
que era um altar para culto.
Egito
Antigo
O povo egípcio era muito religioso. Preparavam-se
para enfrentar a viagem após a morte, por isto embalsamavam os corpos e os
colocavam em locais devidamente preparados. Este povo era grande conhecedor das
ciências exatas e da medicina. As obras de arte giravam em torno da religião e
da vida após a morte.
Pintura
e escultura: a arte egípcia
caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de
desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de
perfil (Lei da Frontalidade). O tamanho
das pessoas era representado de acordo com sua posição social. As figuras
masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas de ocre. Os monumentos e a
maioria das esculturas tinham grande dimensão, dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura
egípcia era monumental. Destacam-se as
construções dos grande templos e das tumbas. As pirâmides foram construídas
para servirem de tumba real. As principais pirâmides do deserto de Gizé são:
Quéops, Quéfrem e Miquerinos.
Mesopotâmia
A Mesopotâmia (terra entre dois rios) é uma região
da Ásia que foi progressivamente povoada na época neolítica e proto-histórica.
Um dos mais antigos habitantes da Mesopotâmia
foram os sumerianos (a partir do IV milênio a.C.), que construíram uma
grande civilização, e criaram uma linguagem escrita em caracteres cuneiformes.
As cidades sumérias que se estacam são Uruk, Ur e
Nipur.
Os sumérios empregavam, em suas construções, o
tijolo cru (adobe) ou cozido, em vez de pedra. Também usavam mosaicos coloridos
na decoração de templos e palácios. Produziram um grande número de estátuas,
como a célebre Dama de Uruk.
Os sumérios foram absorvidos, em sua cultura, pelos babilônios, que produziram uma arte que
era a fusão das artes arcadinas e neo-sumerianas. Destacam-se o cudurrus
(marcos) ornamentados com baixos relevos minuciosos.
Também destacam-se os assírios (Império mesopotâmico que nos séc. XIV-XIII e IX-VII a.C.
, dominou o Oriente antigo. Sua arte teve plena expansão entre os séc. XIII-VII
a.C.
Na arquitetura eram limitados a materiais frágeis
como o adobe, mas tiveram um gigantismo arquitetural, destacando-se os Zigurates (torres de andares). Para
adornar as enormes fachadas, o assírios recorriam a tijolos esmaltados, relevos
e enormes estátuas verticais.
A narração mitológica e façanhas dos soberanos são
as fortes inspirações dos escultores.
Vale lembrar os hebreus,
vindos dos contornos do deserto árabe e Mesopotâmia, cuja história é retratada
na Bíblia. Surgiu com o patriarcado de
Abraão, proveniente de Ur, dos caldeus.
Devida a sua política conturbada (como se vê até hoje nos conflitos de
Israel), palácios e templos foram destruídos. Esculturas e pinturas também são
resumidas, devido a proibição religiosa do uso de imagens para culto, comuns
nos povos a sua volta. No entanto, na produção literária, os hebreus deixaram
um grande legado à humanidade, através da Bíblia.
Grécia Antiga
Dois grupos formaram o povo grego: os dórios e os jônios A história da arte
grega se divide nos seguintes períodos: Pré-helenístico (fase da aprendizagem); Arcaico ( fase da definição da arte); Clássico ( fase da
perfeição) e Helenístico (fase da
expansão da arte para outros povos). A arte grega valorizava especialmente as
ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do
universo.
A pintura
grega: a ação do tempo destruiu a maioria das pinturas gregas. No entanto, os
vasos gregos podem ser divididos em três grupos: Figuras pretas sobre fundo
vermelho; figuras vermelhas sobre fundo preto e figuras vermelhas sobre fundo
branco.
As esculturas gregas
apresentavam grande preocupação naturalista. Os principais escultores foam:
Míron, Fídias, Policleto e Praxíteles.
Arquitetura: as casas dos
gregos eram simples e pequenas, contrastando com seus grandiosos templos.
Estes, apresentavam praticamente a mesma estrutura interior, variando apenas
suas fachadas e colunas. Podemos dividi-los em três estilos: dórico, jônico e
coríntio.
Roma Antiga
Entre os séculos XII e VI a. C. , os gregos ocuparam
diferentes regiões da Itália. Assim, a arte romana foi inicialmente
influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos
preocupavam-se com a expressão da realidade vivida..
Pintura e escultura: A pintura teve uma importância muito grande no Período
Augusto. Na decoração das casas de Herculana e Pompéia, as cores mais
utilizadas foram o amarelo e o vermelho. As esculturas tinham bastante
preocupação naturalista. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico.
Arquitetura: As construções era
monumentais, onde a massa domina a linha.
A arte paleocristã
A
princípio, os cristãos, perseguidos, pelos romanos, refugiavam-se nas
catacumbas, onde encontramos as primeiras obras de arte que faziam alusão à
nova fé: a fé cristã.
Foi
depois do Edito de Milão, em 313, que se estabeleceu a liberdade de culto
religioso e surgiram as primeiras igrejas.
Eles transformaram as basílicas romanas em
igrejas e usaram os mosaicos romanos para decorar os muros e absides das
basílicas com motivos evangélicos.
O
cristianismo valeu-se do Império Romano para estender-se por todo o mundo.
A arte árabe
A
arte árabe é a revelação de uma cultura refinada, que compreende o campo
científico-matemático e que se difundiu rapidamente em terras conquistadas
pelos árabes, como Islão, Pérsia e Turquia. Na Europa, os árabes ocuparam por
longo tempo Portugal e Espanha (onde surgiu o estilo mourisco), e também na
França e Sicília(Itália), deixando traços de sua cultura.
Arquitetura: A arte árabe se manifesta na
arquitetura. Nas mesquitas aparecem cúpulas, arabescos e construções baseadas
em linhas espiraladas, com andamentos geométricos.
Arte Bárbara
Com a
tomada de Roma pelos bábaros{476}, desaparece a cultura clássica e começa o
período histórico da Idade Média.
Entre os bárbaros destacamos os
lombardos, os francos e os normandos.
A arte bárbara foi uma mistura das
artes lombarda, carolígia e normanda.
Esta arte era apenas decorativa, com
ausência quase total da figura humana. Os bárbaros destacaram-se na produção de
jóias e de outros objetos de grande valor artístico, como armaduras,
artesanatos variados, de estilo e gosto local.
O Império
Bizantino
Em 395,
o Imperador Teodócio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o
Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. O Império Romano
Oriental acabou sendo denominado Império Bizantino, e apesar das crises,
conseguiu manter a unidade até 1453, quando os turcos tomaram Constantinopla,
sua capital.
A afirmação do cristianismo
coincidiu historicamente com o momento de esplendor do Império Bizantino.
A denominação bizantina deriva de Bizâncio, grande cidade grega que foi capital
do Império Romano do Oriente, com o nome de Constantinopla.
A arte bizantina tinha o objetivo de
expressar autoridade. As figuras tinham postura rígida, levando a observador a
uma atitude de respeito.
Mosaicos bizantinos: Como conseqüência
do encontro com o oriental e o ocidental, a cor assume, na arte bizantina, um
novo valor, mediante o emprego de mosaicos, que representam luxo e suntuosidade
através de suas pedras coloridas.
A escultura
bizantina:
a escultura esteve a serviço da arquitetura. As colunas de muitas igrejas
aparecem decoradas com pequenos elementos geométricos e símbolos.
Arquitetura bizantina: o edifício típico da arte bizantina foi a
igreja. Encontramos um exemplo dessa arquitetura na igreja de santa Sofia,
localizada na antiga Constantinopla, hoje Istambul.
Ícones bizantinos: Os
bizantinos criaram os ícones (palavra grega que significa imagem). Os ícones
são quadros que representam figuras sagradas (Cristo, Virgem e santos) e são
bastante luxuosos. Geralmente revestiam a madeira de dourado e depois faziam a
pintura. Posteriormente, retiravam, com estilete, a película de tinta de
algumas áreas, para que estas adquirissem a cor do ouro.
Românico
O termo
românico significa que essa arquitetura deriva de Roma antiga. É uma arte
séria, maciça, que predominou em muitos edifícios romanos.
A arte românica sofreu influências
de culturas muito importantes como romanos, bizantinos, bárbaros e árabes. A
refinada arte bizantina e a violência dos bárbaros deixaram como sinal a arte
românica, marcada pela fé característica que se pode observar na construção de
igrejas, torres, batistérios, etc. Esta arte era essencialmente sacra e
desenvolve-se nos mosteiros, com muita paz e trabalho.
Pintura:
As primeiras pinturas românicas são de artistas anônimos e de fundo religiosos.
As obras eram de grande proporção. Suas figuras eram estilizadas
{simplificadas} e as cores chapadas.
Escultura:
A escultura românica tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para
evitar o pecado. Portanto, visava transmitir mensagens bíblicas. Desenvolveu-se
em função da arquitetura, decorando os capitéis e as bases das colunas.
Arquitetura: Na arquitetura romana predominavam as naves
no sentido horizontal. Apresentava um aspecto forte e pesado devido à
abundância de pedras, muros, contrafortes e torres de planta quadrada. sua
característica básica são as abóbadas, que abrigam a estrutura do edifício. Da
época românica conservam-se poucas casas, mas ainda podemos contemplar muitos
castelos.
Gótico
O nome gótico veio com os bárbaros {godos}. Essa arte se distinguiu pela
leveza das formas, vitrais coloridos, figuras mitológicas e de heróis. Suas raízes estão na França.
As formas góticas são, na sua
maioria, rígidas e majestosas. O estilo gótico é essencialmente urbano, pois, a
partir do século XII, o centro de cultura deixou de ser somente o mosteiro e se
expandiu para as cidades. Nelas, as igrejas passaram a ser o núcleo central,
sendo a catedral {onde encontramos as características do estilo gótico}
o edifício mais importante da cidade.
A pintura
gótica: Era
realista e detalhista, onde predominavam os motivos da natureza, sem criação
simbólica. Como herança bizantina, usou muito as cores azul, ocre e dourado.
Apareceu na Itália, principalmente nas escolas de pintura, como a Fiorentina,
que apresenta um trabalho realista, dramático, com novos valores, no qual
aprece o claro e escuro.
O mais
célebre e inovador dos pintores góticos foi Giotto {1267-1337}.
A escultura
gótica: A
partir do século XIII, a escultura gótica, livre do convencionalismo do estilo
românico, adquire um aspecto majestoso, embora expresse serenidade e
simplicidade. Desenvolveu-se em função da arquitetura.
Arquitetura
gótica: Era
dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu. Os elementos que
mais a caracterizam são os vitrais e a abóbada ogival.
Os vitrais:
surgiram em função da estrutura da arquitetura. Eram feitos com vidros
coloridos, grossos, ligados com chumbo. Filtravam a luz natural, permitindo
maior luminosidade aos interiores.
Arte
pré-colombiana
A arte
que se desenvolveu na América antes da chegada dos conquistadores espanhóis é
comumente chamada de pré-colombiana. Trata-se de manifestações culturais de
civilizações que se localizaram no México, na América Central e no norte da
América do Sul, principalmente o Peru.
A
arte dos antigos povos peruanos: Por volta do ano 1000, a civilização mais
importante era a tiahuanaco, com uma
admirável arquitetura e escultura de figuras maciças. Entre os anos 1300 e 1438
desenvolveu-se a civilização chimu,
que produziu cerâmica, ourivesaria, vasos zoomórficos e antropomórficos, ídolos
e máscaras cerimoniais.
Entre 1400 e 1532, desenvolveu-se a
civilização inca, ocupando
principalmente a região andina. A arquitetura é o aspecto mais surpreendente
deste povo. Sendo a cidade de Machu Picchu, no topo de uma montanha, que melhor
documenta a concepção urbanística e arquitetônica dos incas.
A arte dos antigos povos mexicanos: Dentre as instáveis
civilizações mexicanas, vale ressaltar os olmecas,
que realizaram uma escultura rústica, porém expressiva, muitas delas feitas em
materiais raros, como o jade. Outra característica de sua escultura era a
monumentalidade.
No entanto, é a civilização maia
quem tem maior destaque neste teritório. Grandes construtores, desenvolveram
uma arquitetura monumental. Geralmente, de dois tipos: a pirâmide e o palácio.
A pirâmide era erguida sobre patamares retangulares em cujo topo fica o templo.
O palácio, de apenas um andar, possui ornamento em relevo.A escultura, que
decora templos e palácios, se apresenta em forma de monólitos isolados. A cerâmica maia
apresenta uma técnica refinada e um intenso colorido.
A última civilização a desenvolver-se antes da
chegada do europeu foram os astecas,,
que ergueram imponentes templos piramidais e luxuosos palácios para um império
absolutista e derígida organização social de senhores e escravos.
Arte Pré-cabraliana
Através dos
sítios arqueológicos, foram encontradas manifestações artísticas, feitas no
Brasil, antes da chegada do conquistador português. Manifestações
pré-históricas {arte rupestre} foram encontradas em São Raimundo Nonato {PI},
Vespasiana
A cerâmica
á a produção mais característica a arte Marajoara,
própria da ilha de Marajó.
Os índios
produziam, e ainda produzem, uma infinidade de objetos em madeira e cerâmica,
muitos dos quais verdadeiras obras de arte utilitária. Vale também lembrar a
cestaria, a pintura corporal e a arte plumária, tão característicos da arte
indígena brasileira.
O Renascimento
O
Renascimento surgiu na Itália, por volta
dos séculos XV e XVI, sendo um reviver dos ideais da cultura greco-romana.
Neste período, que teve o homem como centro do universo, ocorreram muitos
progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e ciência,
que superaram a herança clássica.
Nas
artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor científico expressaram os
maiores valores da época: a racionalidade e a dignidade do ser humano.
Arquitetura renascentista :
No Renascimento, a preocupação dos construtores era criar espaços
compreensíveis de todos os ângulos visuais, que fossem resultantes de uma justa
proporção entre todas as partes do edifício, buscando ordem e disciplina. Na
arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em
relações matemáticas, estabelecidas de tal forma que o observador possa
compreender a lei que o organiza, de qualquer parte que se coloque. Filippo Brunelleschi foi um dos primeiros a projetar edifícios que
expressassem esse ideal do Renascimento.
A pintura
do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no
Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo. A combinação da
perspectiva e do claro-escuro contribuiu para o maior realismo das pinturas. Principais pintores:
Leonardo da Vinci, Masaccio, Michelangelo, Rafael, Fra Angelico, Botticelli e
Paollo Ucello.
A escultura renascentista expressa beleza e realismo. Criando volumes
e dando à estatuária o jogo de luz e sombra, mostrando, também na escultura, os
ideais da época. Dois
escultores se destacaram: Verrocchio e Michelangelo, sendo o segundo,
quem possui a grandeza heróica de um escultor que detém os olhos e as emoções
de quem quer conhecer a escultura desse período.
A difusão do renascimento: As concepções
estéticas italianas de valorização da cultura greco-romana começaram a atingir
outros países europeus. Nesses países foi comum o conflito entre as tendências
nacionais e as novas formas artísticas vindas da Itália. Mas esse conflito
acabou se resolvendo com a nacionalização das idéias italianas.
No século XV, ainda eram
conservadas, na pintura alemã e na dos Países Baixos, as
características do estilo Gótico. No entanto, alguns artista como Dürer, Hans
Holbein, Bosch e Bruegel, fizeram uma espécie de conciliação entre o Gótico e a
nova pintura italiana, que resultava de uma interpretação científica da
realidade.
Maneirismo
Surgido
na Itália em torno de 1520, entre o Alto
Renascimento e o Barroco, esse estilo se espalhou pela Europa em formas
diversas, até o século XVII. Sofisticação e refinamento são os traços
dominantes: o corpo se alonga e os temas confinam com o fantástico.
Visava
a discórdia em vez da harmonia e a tensão em vez do repouso. Diferenciava-se do
Barroco por não difundir todos os seus elementos em motivos dinâmicos
unificados, mas por produzir efeitos de ambigüidade e desconforto no lugar de
energia e confiança. Como pintores desse período são destacados Parmigiano,
Pontormo, El Greco e Tintoretto, sendo que estes dois últimos estão enquadrados
entre os pintores barrocos.
Barroco
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, na
Itália, mas não tardou a espalhar-se pela Europa e até países da América. No
entanto, assumiu caráter diferente de um lugar para outro. Caracteriza-se pelo
predomínio da emoção, rompendo com o equilíbrio
Na arte barroca predominam as emoções.
Pintura
barroca italiana : As cenas das pinturas barrocas envolvem-se em acentuado
contraste de claro-escuro, que intensifica a expressão de sentimentos. A
pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida
não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também do povo
simples. Esta pintura desenvolveu-se nos tetos das igrejas e de palácios. Uma
pintura de efeito decorativo, com audaciosas composições de perspectiva, que
davam um efeito ilusionista.. Os pintores barrocos italianos mais expressivos:
Tintoretto, Caravaggio e Andrea Pozzo.
Escultura barroca: A escultura barroca dá lugar À exaltação dos sentimentos. As formas
procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam
as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os
rostos das personagens revelam emoções violentase atingem uma dramaticidade
desconhecida no Renascimento. Dentre os escultores barrocos italianos, Bernini
foi um dos mais importantes.
A arquitetura barroca : A arquitetura do século XVII realizou-se
principalmente nos palácios e nas igrejas. Os arquitetos deixaram de lado a
simplicidade e racionalidade e insistiram nos efeitos decorativos. Nesse
período há uma preocupação estética com os espaços que cercam as construções,
no que resultou na organização de praças e jardins.
A difusão do barroco: Espanha
: Um traço original do Barroco espanhol encontra-se na arquitetura,
principalmente nas portadas decoradas em relevo dos edifícios civis e
religiosos. Na pintura, o uso expressivo de luz e sombra, conserva preocupações
muito próprias do estilo nacional: o realismo e o domínio seguro da técnica de
pintar. Principais
pintores: El Greco e Velázquez. Nos
Países Baixos, o Barroco desenvolveu-se em duas direções, sobretudo
na pintura. Na Bélgica, esse estilo manteve como característica as linhas
movimentadas e a forte expressão emocional. Já na Holanda a pintura desenvolveu
uma tendência mais descritiva, cujos temas preferidos foram cenas da vida
doméstica e social, trabalhadas com muito realismo. Principais pintores:
Rubens, Hals, Hambrandt e Vermeer. No Brasil
o Barroco surgiu um pouco mais tarde, no decorrer do século XVIII. Foi nas
cidades históricas de Minas Gerais, em Salvador (Bahia) e em Olinda ( Pernambuco) que o movimento teve sua
maior expressão. É principalmente na arquitetura das igrejas e em seu interior
que encontramos as maiores jóias do Barroco brasileiro.
Desse
período destacam-se dois grandes artistas: o pintor Mestre Athayde, com suas
virgens e anjos mulatos, e o genial escultor e arquiteto Antônio Francisco
Lisboa (Aleijadinho), com suas esculturas dos profetas em pedra-sabão e
representação da Paixão de Cristo, esculturas em madeira policromada. Dentre as
igrejas projetadas pelo artista está a de São Francisco, localizada em Ouro
Preto, Minas Gerais.
O Rococó
O Rococó teve início na
França, no século XVIII, difundindo-se a seguir por toda a Europa. O termo
“rococó” vem da palavra francesa rocaille
que significa concha. A arte rococó pode ser caracterizada como requintada,
aristocrática e convencional, preocupando-se em expressar apenas sentimentos
agradáveis e que procurou dominar a técnica da execução perfeita. O Rococó
refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que
lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.
Na arquitetura,
o estilo rococó manifestou-se principalmente na decoração dos espaços
interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação. As salas e
os salões têm, de preferência, a forma oval e as paredes são cobertas com
pinturas cores claras e suaves, espelhos, ornamentos com motivos florais com
estuque.
Pintura rococó: Os temas
da pintura rococó são mundanos, ambientados em parques e jardins ou em
interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas. A técnica do
pastel passa a ser bastante utilizada, pois permite a produção de efeitos de
leveza e delicadeza dos tecidos, maciez da pele feminina, sedosidade dos
cabelos, luzes e brilhos. Principais pintores: Watteau, Fragonard e
Chardin.
A escultura rococó é intimista, geralmente procura retratar as
pessoas mais importantes da época. Também criou estatuetas decorativas em
porcelana. Principais escultores: Jean
Antoine Houdson, François Boucher e Étienne Maurice Falconet.
No Brasil, o Rococó foi
introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente
no mobiliário, conhecido por “estilo Dom João V”.
Academismo
Movimento que substituiu o Rococó,
retomando os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e
expressão da beleza ideal. É, por isso, conhecido também por Neoclassicismo.
Predominou nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do
século XX.
A arquitetura neoclássica seguiu os modelos dos templos greco-romanos
ou das edificações do Renascimento italiano. Os principais arquitetos foram
Jacques Germain Souflot e Karl Gotthard Langhans.
A pintura neoclássica foi inspirada, principalmente, na escultura
grega e na pintura renascentista italiana, procurando o equilíbrio da
composição e a harmonia do equilíbrio. Os principais pintores clássicos foram
Jacques-Louis David e Jean Auguste
Dominique Ingres.
No Brasil, a pintura acadêmica se iniciou com a chagada da Missão Artística Francesa, em 1816 e a criação da Academia e Escola de Belas-Artes, em 1826.
No Brasil, a pintura acadêmica se iniciou com a chagada da Missão Artística Francesa, em 1816 e a criação da Academia e Escola de Belas-Artes, em 1826.
Romantismo
Situado historicamente entre
1820 e 1850, o Romantismo foi uma reação ao Neoclassicismo, pois procurava se
libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão do artista.
A pintura romântica aproxima-se das formas
barrocas. É dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.
Os temas são fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Os principais pintores são:
Delacroix, Goya, Turner e Constable.
Realismo
Com
o desenvolvimento industrial, surgiu nas artes uma nova tendência, que propunha
deixar de lado as emoções e as interpretações subjetivas da realidade,
Pintura:
A principal característica desse movimento é a representação tão objetiva da
realidade que o artista é como um cientista estudando um fenômeno da natureza.
O Realismo (ou Figurativismo) considera que o artista não deve “melhorar” a
natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa
tendência politizou o artista e daí surgiu a
pintura social, denunciando as
desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
O Movimento das Artes e Ofícios e o Art
Nouveau
Em 1835 foram criadas escolas oficiais de desenho
com o objetivo de aprimorar o design das
manufaturas e tornar a arte compatível com a industrialização. Alguns críticos
temiam que o processo de industrialização vulgarizasse ou mesmo destruísse o
conteúdo artístico dos objetos industrializados. Tais idéias acabaram por
constituir o Movimento das Artes e Ofícios,
que exerceu uma grande influência no moderno desenho industrial, estabelecendo
a prática de os artistas desenharem objetos para a produção em série pela
indústria.
No final do séc. XIX, surgiu o Art Nouveau, que foi a
soma de diversas tendências, reunindo Artes e Ofícios, arte oriental e
decorativas e iluminuras medievais. Envolveu principalmente os objetos
ornamentais e a arquitetura. Nas “artes
aplicadas” (objetos de uso cotidiano) foram usadas as linhas sinuosas que
recriavam as formas vegetais. A principal conquistado Art Nouveau foi promover uma
verdadeira unidade das artes. Móveis, objetos e o próprio edifício, passaram a
ser criados a partir de uma mesma tendência decorativa.
Principais artistas: Walter Crane, K. Greenaway, C.R.
Mackintosh, R. Lalique e L.C. Tiffany.
Impressionismo
Estilo que revolucionou a
pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Pintura: Os impressionistas procuram registrar em suas telas as
constantes alterações que a luz solar provoca na naturaza. Principais pintores:
Claude Monet, Renoir, Degas.
No Brasil, a pintura
impressionista de Eliseu Visconti abriu o caminho da modernidade à arte
brasileira.
Pós-impressionistas
Alguns pintores identificaram-se com
o Impressionismo apenas no início. São artistas de tendências bem diversas e
verdadeiros precursores do
Expressionismo. Principais pintores: Paul Gauguin, Paul Cézanne, Toulouse Lautrec e Vincent Van Gogh.
Expressionismo
O Expressionismo foi uma
corrente de reação ao Impressionismo, que não representava o drama interior do
homem, não manifestando as sua mais profundas emoções.
A pintura expressionista: Os expressionistas deformam a realidade,
expressando com força seu pessimismo em relação ao mundo; suas pinturas fogem
às regras tradicionais de equilóbrio, regularidade das formas e harmonia das
cores. Principais pintores: Kirchner e Munch.
No
Brasil: a arte de Lasar Segall
representou o primeiro contato que o nosso pais teve com o Expressionismo.
Cubismo
A pintura cubista
representa todas as partes do objeto num mesmo plano, como se o objeto
estivesse aberto e apresentasse todos os seus lados no plano frontal. O Cubismo
baseia-se na destruição da harnonia clássica e na decomposição da realidade. O
maior representante do Cubismo foi Pablo Picasso (l88l -l973). Outro destaque
foi Braque. Vicente do rego Monteiro foi
o primeiro artista brasileiro a realizar obras de pintura cubista.
Abstracionismo
O Abstracionismo não representa a
realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura
expressar determinado estado de espírito e sentimentos.
Mondrian apresentava um
abstracionismo geométrico, enquanto o abstracionismo de Kandisnky é considerado
informal.
Surrealismo
Para os surrealistas, a obra de arte não resulta
de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente
absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das
alucinações.
O
Surrealismo apresentou duas tendências: O Surrealismo figurativo de Salvador
Dalí e o Surrealimo abstrato de Juan Miró.
Op-Art
Significa “arte óptica”. Esse termo
vem da década de 60, para denominar um estilo de pintura abstrata que se apóia
em efeitos visuais. As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas,
combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento; se o
observador muda de posição, tem a impressão de que a obra se modifica,
parecendo movimentar-se.
As esculturas op-art movimentavam-se
impulsionadas pelo vento ou através de motores. As esculturas de Alexander Calder foram batizadas de móbiles.
Pop-Art
Significa “arte popular”. Essa
corrente cresceu nos Estados Unidos e tem como principais representantes Andy
Warhol, Lichtenstein, Rauschenberg e outros.
A
proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus
trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.
A fonte de inspiração dos artistas pops é o dia a dia das grandes cidades;
o que interessa são as imagens, o ambiente, a vida que a tecnologia industrial
criou nos grandes centros urbanos.
Os recursos a Pop-Art são os mesmos dos meios de comunicação de massas: cinema,
televisão, publicidade. Os temas são os símbolos e os produtos industriais
dirigidos às massas urbanas: lâmpadas, automóveis, tampinhas de garrafas,
rótulos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário