SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: ARTES
8º ANO
TEMA
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
1º BIMESTRE
Utilizando instrumentos
Desenho
Op Art
Textura
2º BIMESTRE
Gravura
Cores
Luz e sombra
Perspectiva
3º BIMESTRE
Folclore
Escultura
Releitura
4º BIMESTRE
Letras
Ilustração de texto
|
1º BIMESTRE
. Aprender a utilizar
instrumentos que facilitam o traçado de linhas retas.
. Produzir diferentes efeitos
com caneta hidrográfica.
. reconhecer, criar e aplicar
as diferentes modalidades de desenho.
. Abstrair, compor e
confeccionar trabalhos de Op Art.
. Perceber, reconhecer e
aplicar texturas.
2º BIMESTRE
. Reconhecer as diversas
modalidades de expressão.
. Criar, gravar e transportar
gravuras.
. Conceituar, reconhecer e
aplicar cores.
. Diferenciar, produzir e
aplicar o efeito de luz e sombra.
. Identificar a luz e sombra
como uma das características da pintura barroca.
. reconhecer o Barroco no
Brasil
. Identificar e construir
desenhos com perspectiva.
3º BIMESTRE
. Pesquisar, conhecer e
representar as diferentes manifestações folclóricas.
. Criar, modelar e
representar esculturas.
. Identificar a importância
da escultura e modelagem no estilo Art nouveau e Art déco..
. Interferir em obras de arte
para produzir releituras; interpretar obras de arte.
4º BIMESTRE
. Identificar, reproduzir e
criar diferentes tipos de letras.
. Interpretar, representar e
criar ilustrações.
|
1º BIMESTRE
. Utilização da régua e do
esquadro.
. Utilização da caneta
hidrográfica.
. Diferentes técnicas para
pintura com caneta hidrográfica (pontilhismo, aquarelado, hachurado).
. Apresentação e definição
das seguintes modalidades de desenho: desenho de observação, desenho
geométrico, desenho projetivo, desenho abstrato, desenho no computador e
desenho de criação.
. Definição de Op Art.
. Optical Art na escultura.
. Ilusão de óptica.
. Ilusão de óptica na obra de
Escher.
. A textura em elementos
encontrados no cotidiano e na arte.
. Textura com fios.
. Textura com tiras de papel.
. Textura com tintas.
2º BIMESTRE
. Definição de gravura.
. As diferentes modalidades
de impressão: monotipia, xilogravura, litogravura, ponta seca, água-forte e
água-tinta.
. Formas de gravura que estão
presentes no nosso dia-a-dia.
. Apresentação do tema cores.
. A decomposição da luz
branca e o disco de Newton.
. Definição de cor luz e a
cor pigmento no vitral.
. O processo de formação das
cores e o círculo cromático.
. Cores análogas e
complementares.
. As cores e a harmonia na
pintura.
. Definição de policromia.
. História da maquiagem.
. A importância do efeito de luz
e sombra no desenho.
. As diferentes técnicas para
elaboração de trabalhos com luz e sombra: tinta nanquim, caneta hidrográfica,
aquarela, pontilhismo e hachuras.
. Conceito de sombra própria
e sombra projetada.
. História da Arte: Barroco e
Barroco no Brasil.
. Definição de perspectiva e
perspectiva linear.
. Exemplos da perspectiva na fotografia.
. Exemplos da perspectiva na
pintura.
. A importância da
perspectiva no desenho.
. Definição de sólidos
geométricos e das partes que os compõem: aresta, face e vértice.
3º BIMESTRE
. Literatura de cordel.
. Festas folclóricas:
caiapós, congada, cucumbi, rodeio e bumba-meu-boi.
. Parlenda e trava-língua.
. Culinária (receita de bolo de fubá).
. A arte e o folclore
brasileiro.
. Definição de escultura e
estilo.
. A escultura de metal mais
antiga do mundo.
. A utilização de arame na
escultura de objetos decorativos e utilitários.
. Etapas para execução de uma
escultura de arame.
. História da Arte: Art nouveau e Art déco.
. Definição de releitura.
. Reflexão sobre o conceito
de Arte Abstrata.
. A releitura e seus
recursos.
4º BIMESTRE
. A presença das letras no
nosso dia-a-dia.
. A escrita através dos
tempos.
. Diferentes tipos de letras
e sua utilização.
. O traçado de letra bastão
no Quadriculado e letras fantasia (em perspectiva, sombreada, ilustrativa e
criativa).
. A importância da
ilustração.
. A importância das
ilustrações nos gráficos.
. Cuidados para a realização
de uma ilustração.
|
1º BIMESTRE
. Exercícios que envolvem o
traçado de linhas utilizando instrumentos como a régua, o esquadro e a caneta
hidrográfica.
. Pintura com caneta
hidrográfica.
. Desenho de observação,
geométrico, projetivo, abstrato, desenho no computador, desenho de criação.
. Criação de composição
baseada na Op Art.
. Criação de trabalho
tridimensional baseado nas Op Art.
. Criação de textura com
diversos materiais.
. Pintura com guache ou tinta
acrílica.
2º BIMESTRE
. Pintura com rolha.
. Pintura com rolo.
. Colagem usando cores
análogas.
. Confecção de vitral com
papel celofane.
. Observação das técnicas
utilizadas por diferentes artistas para produção do efeito de sombra.
. Aplicação de diferentes
técnicas de sombreamento nos próprios desenhos.
. Representação de ambientes
com perspectiva (ponto de fuga e linha do horizonte).
. Construção de sólidos
partindo de figuras planas.
. confecção de sólidos
geométricos: hexaedro e octaedro.
3º BIMESTRE
. Pesquisa sobre
manifestações folclóricas regionais.
. Projeto e execução de
escultura de arame.
. Apresentação de esculturas
de diferentes artistas consagrados para releitura do aluno.
4º BIMESTRE
.Etapas para execução dos
diferentes tipos de letras apresentados.
. Ilustração dos poemas: Cidadezinha qualquer, de Carlos
Drumond de Andrade, e O bicho, de
Manuel Bandeira.
. Ilustração de uma carta
enviada por Van Gogh a seu irmão Theo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário