segunda-feira, 16 de julho de 2012

Planejamento de Artes, 7º ano


SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: ARTES                              
7ºANO

TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS


1º BIMESTRE



Desenho








Cor









Sombra e luz







2º BIMESTRE



Perspectiva





História em quadrinhos










Releitura









3º BIMESTRE



Folclore








Arte linear








Tangram







4º BIMESTRE


Escultura e modelagem





Mosaico




Ilustração de texto



1º BIMESTRE



. Analisar e reproduzir diferentes modalidades de desenho.






. Reconhecer, conceituar e aplicar diferentes cores.
. Analisar a aplicação das cores na Arte Abstrata.








. Identificar e aplicar sombra, considerando o ponto de luz.






2º BIMESTRE



. Analisar e reproduzir trabalhos com perspectiva.
. Identificar a linha do horizonte (LH) e o ponto de fuga (PF) em obras de arte.



. Reconhecer, planejar e criar histórias em quadrinhos.









. Interpretar uma obra de Arte e nela interferir, a partir da idéia de releitura.
. Identificar a importância da Semana de 22 para os novos conceitos de arte no Brasil.
. Relacionar o Movimento Modernista com as diferentes interpretações de uma obra de arte.




3º BIMESTRE



. Identificar e conhecer elementos do folclore brasileiro.







. Esquematizar e montar trabalhos utilizando a arte linear.







. Reconhecer, criar e aplicar o tangram “coração partido”.






4º BIMESTRE


. Criar, elaborar e modelar.





. Identificar e construir mosaicos.
Reconhecer a aplicação da técnica do mosaico nos mosaicos bizantinos.


. Analisar, interpretar e reproduzir ilustrações de texto.


1º BIMESTRE


. As diferentes modalidades de desenho: desenho cego, desenho de memória, desenho de observação, desenho baseado em figuras geométricas.





. Introdução ao conteúdo a partir da música Trem das cores, de Caetano Veloso.
. Decomposição da luz branca.
. As cores e seus possíveis significados psicológicos.
. Círculo cromático.
. Definição de monocromia.
. História da Arte: Arte Abstrata.




. Apresentação do tema.                                                                    
. Sombra própria e sombra projetada.
. Técnicas que podem ser usadas na produção de sombra: esfumaçado, pintado, texturizado e pontilhado.



2º BIMESTRE



. Conceito de linha do horizonte (LH) e ponto de fuga (PF).                 
. A perspectiva em ambientes externo e interno.




. Apresentação das histórias em quadrinhos no mundo e no Brasil.
. Apresentação dos diferentes elementos que compõem as histórias em quadrinhos: texto (enredo), vinhetas, personagens, letreiros, balões e onomatopéias.







. Apresentação do tema a partir do texto Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Hollanda.
. A releitura como projeção para interpretação de uma nova obra de arte.
. História da Arte: A Semana de 22 e o Movimento Modernista.




                                            
3º BIMESTRE



. Apresentação do tema.                                                      
. Conhecendo a história do bumba-meu-boi.
. Danças folclóricas.
. A presença do folclore na medicina popular, no artesanato e nas brincadeiras infantis.




. O uso dos fios na arte.                                                                    
. Apresentação de diferentes modelos de arte linear.







. Apresentação do tangram “coração partido”.







4º BIMESTRE


. Reflexão sobre arte abstrata.
. Diferença entre escultura figurativa e escultura abstrata.
. Modelagem em argila.



. Conceito de mosaico.
. Diferentes aplicações do mosaico.
. História da Arte: Mosaico Bizantino.


. Apresentação do tema.
. Importância do emprego da ilustração em um texto.









1º BIMESTRE


. Vivência das diferentes técnicas estudadas, a partir de atividades práticas e de observação de obras de arte.






. Experimento: construção do Disco de Newton.
. Confecção do círculo cromático.
. montagem com jornal.
. Criação de escala de monocromia.
. Colagem explorando a monocromia.






. Demonstração da sombra própria de cada objeto em relação ao ponto de luz.
. Projeto para confecção de luminária.





2º BIMESTRE


. Exercícios de identificação da LH e do PF.
. Criação de cena rural, com colagem, tendo como referência a perspectiva.



. Exploração dos elementos que compõem a HQ em atividades que estimulem a criação progressiva.
. Finalização do tema com a criação de uma página de HQ.









. Observação e apreciação de obras de arte como pontos de partida para a releitura.








3º BIMESTRE



. Reconhecimento de aspectos folclóricos em um texto literário.








. Sugestões de modelos quadrado e circular para execução de arte linear.







. Confecção de peças do tangram “coração partido”.







4º BIMESTRE


.Realização de projeto para execução de escultura abstrata e figurativa. 




. Confecção de mosaico com grãos.




. Criação e ilustração de texto.
. Análise de ilustrações de livros didáticos.
. Ilustração de texto jornalístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário