SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: ARTES
7ºANO
TEMA
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
1º BIMESTRE
Desenho
Cor
Sombra e luz
2º BIMESTRE
Perspectiva
História em quadrinhos
Releitura
3º BIMESTRE
Folclore
Arte linear
Tangram
4º BIMESTRE
Escultura e modelagem
Mosaico
Ilustração de texto
|
1º BIMESTRE
. Analisar e reproduzir
diferentes modalidades de desenho.
. Reconhecer, conceituar e aplicar
diferentes cores.
. Analisar a aplicação das
cores na Arte Abstrata.
. Identificar e aplicar
sombra, considerando o ponto de luz.
2º BIMESTRE
. Analisar e reproduzir
trabalhos com perspectiva.
. Identificar a linha do
horizonte (LH) e o ponto de fuga (PF) em obras de arte.
. Reconhecer, planejar e
criar histórias em quadrinhos.
. Interpretar uma obra de
Arte e nela interferir, a partir da idéia de releitura.
. Identificar a importância
da Semana de 22 para os novos conceitos de arte no Brasil.
. Relacionar o Movimento
Modernista com as diferentes interpretações de uma obra de arte.
3º BIMESTRE
. Identificar e conhecer
elementos do folclore brasileiro.
. Esquematizar e montar
trabalhos utilizando a arte linear.
. Reconhecer, criar e aplicar
o tangram “coração partido”.
4º BIMESTRE
. Criar, elaborar e modelar.
. Identificar e construir
mosaicos.
. Reconhecer a aplicação da técnica do mosaico nos
mosaicos bizantinos.
. Analisar, interpretar e
reproduzir ilustrações de texto.
|
1º BIMESTRE
. As diferentes modalidades
de desenho: desenho cego, desenho de memória, desenho de observação, desenho
baseado em figuras geométricas.
. Introdução ao conteúdo a
partir da música Trem das cores, de
Caetano Veloso.
. Decomposição da luz branca.
. As cores e seus possíveis
significados psicológicos.
. Círculo cromático.
. Definição de monocromia.
. História da Arte: Arte
Abstrata.
. Apresentação do tema.
. Sombra própria e sombra
projetada.
. Técnicas que podem ser
usadas na produção de sombra: esfumaçado, pintado, texturizado e pontilhado.
2º BIMESTRE
. Conceito de linha do
horizonte (LH) e ponto de fuga (PF).
. A perspectiva em ambientes
externo e interno.
. Apresentação das histórias
em quadrinhos no mundo e no Brasil.
. Apresentação dos diferentes
elementos que compõem as histórias em quadrinhos: texto (enredo), vinhetas,
personagens, letreiros, balões e onomatopéias.
. Apresentação do tema a
partir do texto Chapeuzinho Amarelo,
de Chico Buarque de Hollanda.
. A releitura como projeção
para interpretação de uma nova obra de arte.
. História da Arte: A Semana
de 22 e o Movimento Modernista.
3º BIMESTRE
. Apresentação do tema.
. Conhecendo a história do
bumba-meu-boi.
. Danças folclóricas.
. A presença do folclore na
medicina popular, no artesanato e nas brincadeiras infantis.
. O uso dos fios na
arte.
. Apresentação de diferentes
modelos de arte linear.
. Apresentação do tangram
“coração partido”.
4º BIMESTRE
. Reflexão sobre arte
abstrata.
. Diferença entre escultura
figurativa e escultura abstrata.
. Modelagem em argila.
. Conceito de mosaico.
. Diferentes aplicações do
mosaico.
. História da Arte: Mosaico
Bizantino.
. Apresentação do tema.
. Importância do emprego da
ilustração em um texto.
|
1º BIMESTRE
. Vivência das diferentes
técnicas estudadas, a partir de atividades práticas e de observação de obras
de arte.
. Experimento: construção do
Disco de Newton.
. Confecção do círculo cromático.
. montagem com jornal.
. Criação de escala de
monocromia.
. Colagem explorando a
monocromia.
. Demonstração da sombra
própria de cada objeto em relação ao ponto de luz.
. Projeto para confecção de
luminária.
2º BIMESTRE
. Exercícios de identificação
da LH e do PF.
. Criação de cena rural, com
colagem, tendo como referência a perspectiva.
. Exploração dos elementos
que compõem a HQ em atividades que estimulem a criação progressiva.
. Finalização do tema com a
criação de uma página de HQ.
. Observação e apreciação de
obras de arte como pontos de partida para a releitura.
3º BIMESTRE
. Reconhecimento de aspectos
folclóricos em um texto literário.
. Sugestões de modelos
quadrado e circular para execução de arte linear.
. Confecção de peças do
tangram “coração partido”.
4º BIMESTRE
.Realização de projeto para
execução de escultura abstrata e figurativa.
. Confecção de mosaico com
grãos.
. Criação e ilustração de
texto.
. Análise de ilustrações de
livros didáticos.
. Ilustração de texto
jornalístico.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário